Autoria por Isadora Carlos dos Santos, analista de comunicação e redação da ANAPRI
Revisado por Elaine Silva da Luz, coordenadora de comunicação e redação da ANAPRI
Voltando a série de idiomas, discutiremos hoje sobre um dos principais no currículo do internacionalista: o inglês.
Segundo Berlitz Brasil (2020), cerca de 1.268 milhões de pessoas falam inglês no mundo, sendo composto de 379 milhões de falantes nativos e 753 milhões de falantes não nativos. Língua oficial de 67 países diferentes, além de organizações mundiais como a União Europeia e as Nações Unidas – o inglês hoje é a língua mais falada no mundo.
O idioma nasceu no atual território da Grã-Bretanha, uma terra amplamente invadida por povos diversos, o que resultou na multiplicidade de suas origens e de influências variadas. É considerada língua germânico ocidental, mas esteve sob influência latina e escandinava e, depois, normanda e francesa, UOL (2005). Por exemplo:
“copper” (cobre) – do latim cuprum (cobre)
“street” (rua) do latim strata (via)
“dish” (prato) do latim discus (disco, travessa)
Dica! – sotaques no inglês. É interessante concentrar seus estudos no sotaque que você estará em contato. Expressões e pronúncia das palavras do inglês americano podem não serem compreendidas por falantes do inglês britânico, por exemplo, e pode se tornar uma barreira na comunicação.
Fonte: Top Way (2019).
Os substantivos e a maioria dos pronomes são flexionados segundo número (singular ou plural): The chair (A cadeira) – The chairs (As cadeiras). Ou não: The sheep (A ovelha) – The sheep (As ovelhas).
Os adjetivos, são invariáveis relativamente ao gênero (masculino e feminino) e número (singular e plural): She is pretty (Ela é bonita) – He is pretty (Ele é bonito) They are pretty (Elas são bonitas).
Pronomes, segundo pessoa, número e gênero: I (Eu) – We (Nós) / She (Ela) – He (Ele).
No texto “IDIOMAS E O ESTUDANTE DE RI” disponível no blog, é citada uma lista de sites e cursos gratuitos para o aprendizado de línguas. Passe lá e dê uma conferida para impulsionar os seus estudos de inglês. Boa sorte!
REFERÊNCIAS
Arquivo de Blog. Disponível em: <https://www.anapri.org.br/category/blog/ >. Acesso em: 13 mar. 2024.
Conheça as diferenças entre o inglês americano, britânico e australiano. Disponível em:<https://www.topwayschool.com/blog/conheca-as-diferencas-entre-o-ingles-americano-britanico-e-australiano >. Acesso em: 13 mar. 2024.
Gramática da língua inglesa. Disponível em: <https://www.todamateria.com.br/gramatica-ingles/ >. Acesso em: 13 mar. 2024.
Países que falam inglês e mais: um guia enorme e útil. Disponível em: <https://www.berlitz.com/pt-br/blog/paises-que-falam-ingles#:~:text=O%20ingl%C3%AAs%20%C3%A9%20a%20l%C3%ADngua >. Acesso em: 13 mar. 2024.
Origens do Inglês: História da língua inglesa. Disponível em: <https://educacao.uol.com.br/disciplinas/ingles/origens-do-ingles-historia-da-lingua-inglesa.htm?next=0004H342U336N#:~:text=A%20l%C3%ADngua%20inglesa%20nasceu%20no >. Acesso em: 13 mar. 2024.
Disponível em: <https://www.topwayschool.com/storage/imagens/1562678351tabela.png >. Acesso em: 18 mar. 2024.