Autora: Isadora Carlos dos Santos
Revisado por: Elaine Silva da Luz, coordenadora de comunicação e redação da ANAPRI
Como estudante de RI, é importante conhecer a história e geografia dos seus arredores. Hoje vamos discutir sobre um plano mais amplo no qual nosso país se encontra, vamos falar sobre a América Latina.
É formada por 33 países localizados na América Central e do Sul, historicamente habitada por povos originários e ocupada por colonizadores europeus e com uma regionalização voltada para fatores humanos, políticos e culturais. Por ser muito diversa, aqui se fala vários idiomas como o portugues, espanhol, guarani, inglês, holandes, francês, aimará, quéchua e línguas indígenas diversas.
O nome do continente “América” foi uma homenagem ao navegador italiano Américo Vespúcio (1454-1512), que participou dos processos exploratórios do “Novo Mundo”. No entanto, a designação “Latina” se refere às línguas de origem latina faladas amplamente no território, com destaque para o espanhol e o português.
Por consequência da colonização, esses países enfrentaram muitos desafios com a aquisição de autonomia. Desgastantes processos de independência e atrasos no desenvolvimento da industrialização/ globalização, levaram ao estabelecimento do comércio local, baseado na produção de matérias-primas, que continua até os dias atuais. Além do estabelecimento de democracias e a ascensão de governos ditatoriais em pleno século XXI, a desigualdade social ainda persiste como uma das grandes marcas da colonização.
Por fim, algumas curiosidades sobre a América Latina que você provavelmente não sabe/ conhece: (Matheus Campos, Mundo Educação, 2023).
- A cidade de La Paz, capital da Bolívia, situada a mais de 3.500 metros de altitude, é considerada a capital nacional mais alta do mundo;
- A Costa Rica é um dos países latino-americanos que adotaram o pacifismo, logo não possui um exército;
- O México, principal destino turístico da América Latina, possui o maior número de patrimônios mundiais da humanidade dessa região;
- A cachoeira Salto Angel, localizada no interior da Venezuela, com quase 1.000 metros de queda de água, é a mais alta cachoeira do planeta.
Se você tem interesse em aprofundar seus conhecimentos nesse assunto, recomendo a leitura do livro “As veias abertas da América Latina” do autor Eduardo Galeano (Galeano, 2010).
REFERÊNCIAS
América Latina. Formação da América Latina. Disponível em: <https://mundoeducacao.uol.com.br/geografia/america-latina-1.htm >.
GALEANO, E. As veias abertas da América Latina. Porto Alegre (Rs): L & Pm Pocket, 2010.