Recentemente, 22/03/2023, ocorreu uma oficina sobre elaboração de Résumé & Cover Letter ministrado por Ítalo Jansen. Pode-se dizer que o ministrante tem familiaridade em falar sobre o assunto, mas essa foi a primeira vez que falou especificamente para internacionalistas, fato que trouxe alguns insights interessantes.
É senso comum que o mercado de trabalho, ainda, não vê a importância de um internacionalista para auxiliar no sucesso do empreendimento. No entanto, a formação do internacionalista capacita-o a fornecer um olhar específico nos mais diversos setores de uma companhia e apresentar soluções bastante efetivas.
No entanto, é igualmente importante que o profissional de relações internacionais saiba transmitir essas informações por meio de um Résumé e de uma Cover Letter assertiva e pontuar como o/a internacionalista pode agregar valor à companhia. É necessário fazer com que haja uma língua comum entre internacionalistas e a sociedade como um todo.
Durante a oficina, foram debatidas temáticas sobre a função do setor de recursos humanos e sua importância para conhecer mais a profissão e saber como ela é importante para o desenvolvimento dos empreendimentos, principalmente nesse momento em que questões de ESG perpassam o debate sobre divisão internacional do trabalho e o consumo são estudados como forças internacionais.
Para além de um currículo preciso e de uma carta de apresentação que demonstra a aderência ao cargo, o internacionalista deve ainda mostrar quanto a profissão faz-se necessária e só conseguirar isso por meio da união dos profissionais e defesa dos interesses da classe.
Segundo Ítalo Jansen, palestrante, revisado por Elaine S. da Luz, assessora de comunicação ANAPRI; equipe de comunicação e equipe de criação de conteúdo.
Redes sociais do palestrante do evento e da revisora.
https://www.instagram.com/luzelaines/
https://www.linkedin.com/in/elainesdaluz/
https://www.instagram.com/italo.atravesdasri/
https://www.linkedin.com/in/italo-feitosa-b5a4a314a/