Projeto de Extensão

Autoria por Isadora Carlos dos Santos, analista de comunicação e redação da ANAPRI.

Revisado por Elaine Silva da Luz, coordenadora de comunicação e redação da ANAPRI.

Se você é graduando, com certeza irá se deparar ao longo da sua formação com o famoso projeto de extensão. Mas calma, não é nenhum bicho de sete cabeças, é uma matéria bem amiga que iremos discutir no texto de hoje. 

A graduação é um curso superior que se dá após o ensino-médio, geralmente dura entre 4 e 6 anos, e é composta por aulas teóricas, aulas práticas, palestras, seminários, projetos e trabalhos de campo (Unit, 2023). O projeto de extensão é definido como uma ação processual e contínua de caráter educativo, social e cultural, científico ou tecnológico, com objetivo específico e prazo determinado (UFFS, 2024).

De acordo com a Política de Extensão (2018), seu objetivo é integrar de forma social e dialógica ensino/pesquisa/extensão, potencializada pela construção das parcerias externas. É uma ampliação da atuação do campus universitário para além das salas de aula. A prática do conhecimento científico do ensino e da pesquisa com as necessidades da comunidade onde a universidade se insere, interagindo e transformando a realidade social, como um retorno para a comunidade.

Atuam na formação, capacitação e qualificação ao público, elaboração e administração de projetos sociais e ambientais, além das políticas públicas. Segue alguns exemplos (Mettzer, 2018): 

  • Cursos, palestras e conferências;
  • Atividades de ensino a distância;
  • Viagens de estudo;
  • Apresentações culturais (teatro, musicais e feiras);
  • Eventos esportivos;
  • Escolas e hospitais móveis.

Com essa quantidade de informação, você pode estar se perguntando “porque fazer um projeto de extensão?”. Existem inúmeras vantagens, tais como complemento do seu ensino, enriquecimento do currículo profissional (te ajuda a conseguir um estágio) e acadêmico (te ajuda em futuras especializações) (Mettzer, 2018). 

A estrutura complexa do Projeto é composta por: Tema, Área temática, Coordenação, Equipe Técnica, Departamento ou setor, Instituições parceiras, Público-alvo e número de participantes, Local de realização e período, Orçamento, Resumo da proposta, Fundamentação teórica, Objetivos, Justificativa, Metodologia, Resultados esperados, Cronograma (Mettzer, 2018). 

Portanto, fique por dentro do assunto, pense sobre ideias que você gostaria de executar e quando o famoso aparecer na sua grade, vai ser moleza.  

REFERÊNCIAS 

‌Extensão na Educação Superior Brasileira. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/pec-g/33371-cne-conselho-nacional-de-educacao/84291-extensao-na-educacao-superior-brasileira >. Acesso em: 27 mar. 2024.

O que é Graduação? Disponível em: <https://www.unit.br/blog/o-que-e-graduacao >. Acesso em: 27 mar. 2024.

‌Projetos de Extensão. Disponível em: <https://www.uffs.edu.br/institucional/pro-reitorias/extensao-e-cultura/extensao/projetos >. Acesso em: 27 mar. 2024.

‌TUMELERO, N. Projeto de extensão: Vale a pena participar na universidade? Disponível em: <https://blog.mettzer.com/projeto-de-extensao-na-universidade/ >. Acesso em: 27 mar. 2024.